:::: MENU ::::

7 de jan. de 2011

A partir desta semana, todas as atenções se voltam para os shows de Amy Winehouse no Brasil. Ela já se instalou num hotel do bairro de Santa Tereza, aqui no Rio, indicado pelo guitarrista Jeff Beck, e se prepara para uma tour que inclui ainda as cidades de Florianópolis, Recife e São Paulo. Mas uma cantora bem menos balalada pode roubar a cena antes de algumas dessas apresentações. Trata-se da americana Janelle Monáe, que faz os shows de abertura acompanhada pelo DJ e multi-instrumentista Mayer Hawthorne.

No ano passado ela foi considerada uma das maiores revelações da música pop e conseguiu elogios rasgados da crítica para The ArchAndroid (suites II and III), seu álbum de estreia. Antes ela lançou o EP Metropolis: suite I (the chase) em 2007, mas só agora ela parece estar entrando de vez no playlist do público. Como os nomes dos trabalhos sugerem, ela mergulha de cabeça num projeto conceitual. No universo futurista da cantora, andróides lutam contra a opressão de uma suposta classe dominante. A ideia não é nova, mas é um bom exemplar da temática de resistência recorrente na música negra ao longo dos anos.

É difícil classificar o som da moça. Para você ter uma ideia, a Wikipédia tenta enquadrá-la entre pop, indie pop, soul, afrofuturismo, afro-punk, funk e dance-punk. Uma miscelânea que ela mesma tenta explicar numa entrevista ao Chicago Tribune: "Amo música boa, nunca tento fazer um tipo de som específico ou ser diferente só para ser diferente. Se é psicodelia, clássico, hip hop, é tudo música. Faço parte da geração iPod. As pessoas não têm um estilo de música nos seus iPods. Vai de Lauryn Hill a Sinatra, passando por Bach e Nirvana. Não é uma escolha consciente. É apenas algo que nasce com a gente."

Para simplificar as coisas, eu definiria a música dela como uma black music alternativa e beeem viajante. Ajudei? Acho que não... Então confira o clipe abaixo e tire suas próprias conclusões!

Recomendo também baixar o álbum ArchAndroid (suites II e III). Algumas músicas, como Tightrope e Cold war já mostraram vocação para hit. As participações de Big Boi (Outkast), Of Montreal, Saul Williams e Deep Cotton também descem redondo. Good trip certa!

Categories:

0 comentários: