:::: MENU ::::

6 de jul. de 2010

O universo musical do rap/hip hop para mim é como uma cidade estrangeira onde tudo parece obstáculo: falta intimidade para se locomover, a cultura é outra, a linguagem é diferente e a qualquer momento é possível embarcar numa roubada. Seguindo essa comparação tosca e pretensiosa, eu estaria fadado a pegar o primeiro avião de volta para meu mundão roqueiro. Mas isso obviamente não acontece porque também é muito bom explorar o desconhecido. É só ter a cabeça aberta e se deixar surpreender.

Minhas good trips nessa onda já passaram por Run DMC, US3, Young Disciples, Fugees, Jay-Z, Madcon etc e tal e agora chegou em... The Roots!

Tanta enrolação para falar de uma banda experiente, respeitadíssima e que se sustenta firme e forte à margem do mainstream. O rapper Black Thougth e o baterista Questlove fundaram o Roots em 1987 e lançaram o primeiro trabalho em 1993. Eu conhecia apenas o Things fall apart (1999) e Phrenology (2002), do "hit" The seed, e agora acaba de sair do forno o ultra-mega-recomendado How I got over (baixe aqui).

O álbum tem um climão relaxado, bom pra ouvir até altas horas, e reforça o aspecto melódico com lindos pianos sem ignorar as batidas eletrônicas. Como manda a cartilha do gênero, sobram participações especiais de comparsas (P.O.R.N., Dice Raw e Truck North), mas o que chama a atenção são as contribuições de nomes distantes do hip hop como Monsters of Folk e a musa cult Joanna Newsom. Ah, ainda tem o John Legend dando uma canja em duas faixas: Doin'it again e The fire.

Apesar de parecer uma miscelânea sonora, pode aumentar o som porque How i got over é desses discos que descem numa talagada só.

Faixas para pirar: Walk Alone (ft. Truck North, P.O.R.N. & Dice Raw), Dear God 2.0 (ft. Monsters Of Folk), Radio Daze (ft. Blu, P.O.R.N. & Dice Raw), Now Or Never (ft. Phonte & Dice Raw), How I Got Over (ft. Dice Raw) e Right On (ft. Joanna Newsom & STS).

Categories:

0 comentários: