:::: MENU ::::

2 de fev. de 2014

Impossível não ir do entusiasmo à decepção com a notícia da volta do Ira!. Edgard Scandurra e Nasi retornam aos palcos com o nome da banda para uma série de 200 shows, a começar no dia 18 de maio, na Virada Cultural de São Paulo. O problema é que o baixista Gaspa e o baterista André Jung, integrantes da formação clássica, não toparam participar da reunião.

Para quem não lembra, o Ira! foi dissolvido em 2007 após uma briga feia entre seus membros.

“Acho que quando uma pessoa se coloca em uma posição francamente de ser seu inimigo, o que você tem a dizer ou fazer? Eu tenho que me proteger. Então essa é a circunstância, que não sou só eu que vivo”, disse André Jung à Billboard Brasil em 2012. “O Edgard vive uma circunstância parecida, então... É muito difícil restaurar uma coisa que foi estilhaçada com tamanha violência. Os cacos voaram muito longe”, completou.

No ano passado, Edgard e Nasi se reaproximaram para fazer um pequeno show beneficente na Escola Novo Ângulo Novo Esquema, que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, em São Paulo. A grande repercussão certamente deu força à ideia de fazer um troco com shows pelo Brasil.

"O Ira! não acabou por crise profissional, tínhamos agenda lotada, contrato com uma grande gravadora. Acabamos por conflitos. O objetivo é fazer uma turnê de reconciliação com a gente e com o público. Conversamos sobre mudanças na nossa conduta pessoal, no comportamento e concluímos que precisamos deixar o passado para trás. Ao fim é que vamos saber se vai sair um disco novo ou algum projeto", detalhou Nasi em entrevista ao jornal O Globo.

A nova turnê do Ira! se chamará acertadamente "Núcleo Base". Parece provocação, né? O nome não apenas remete à clássica música, mas recorda o fato de Scandurra e Nasi serem os fundadores originais da banda.

Polêmicas à parte, não dá para ser indiferente a um show que reúne dois ícones do rock nacional tocando clássicos do Ira!.

Como diz aquele disco de Frank Zappa, provavelmente eles estão nisso só pelo dinheiro, mas quem liga? Desde que o rock é rock é assim... Eu gostaria de ver esse reencontro de perto! E você?

A trilha sonora desse post é "Farto do rock'n'roll", do mais que essencial álbum "Psicoacústica" (1988). Peso, provocação, ironia, tudo que o rock pode oferecer de melhor reunidos em uma faixa!

1 comentários:

Renato Cantharino disse...

Eu disse que postaria sobre o retorno do Ira! no meu blog. Mas você tudo e mais um pouco.