:::: MENU ::::

7 de jan. de 2012


O mundo da música já se agita para saber quem vai brilhar no cenário pop neste ano. Há algumas figurinhas fáceis de imaginar nas paradas. Uma delas é Lana Del Rey, cantora americana que ainda nem lançou trabalhos oficiais, mas é uma celebridade na web com seus clipes super produzidos. O rapper Frank Ocean representa o lado romântico e menos desbocado do coletivo Odd Future. Ele já fez até parceria com Beyoncé, John Legend e Jay-Z, logo, tem todas as credenciais para emplacar uma carreira solo.

Daí você pode perguntar: cadê o rock nas paradas? Há tempos o gênero vem perdendo espaço para o rap e o hip hop no mainstream, mas sempre haverá uma “salvação” para encher os roqueiros de esperança. Nem sempre elas se confirmam, é verdade. Uma das boas surpresas no cenário indie é o Grouplove, que aposta em um rock dançante com ênfase em melodias marcantes. Outra tendência notada no último ano é a retomada da sonoridade dos anos noventa. Bandas como o Yuck brilharam resgatando Dinosaur Jr. e Teenage Fanclub e apontam um rico universo a ser (re)descoberto.

Já a música brasileira apresenta a habitual riqueza potencializada pelas novas plataformas de divulgação e distribuição de conteúdo, como os coletivos culturais e o crowdfunding. Há espaço para o tecnobrega de Gaby Amarantos e o som lo-fi do Silva na mesma prateleira, sem amarras com gravadoras, rótulos ou restrições de público.

Lana Del Rey
Música: Video Games
Ela tem todos os ingredientes de uma estrela pop moderna: é linda, talentosa e aposta em clipes estilosos para atrair a atenção na web. “Video games”, “Blue jeans” e “Born to die” são algumas das músicas conhecidas do público até agora, mas o primeiro álbum só deve sair em fevereiro deste ano.


Frank Ocean
Música: Novacane
Em 2011 lançou a mixtape “Nostalgia, ULTRA” expondo um universo de romantismo e samples que vão de Coldplay a MGMT, passando por Eagles. A música “Novacane” fez um sucesso relativo, mas foram as parcerias com Jay-Z e Kanye West em duas faixas do álbum “Watch the Throne” e a colaboração com Beyoncé na música “I miss you” que reforçam seu status de forte promessa.


Avicii
Música: Levels
O nome real desse DJ de apenas 22 anos é Tim Berling. Em 2011, ele emplacou “Seek Bromance” e “Sunshine” nas pistas de dança, ocupou posição de destaque em grandes festivais de música eletrônica e, pelo ritmo do artista, vem muito mais por aí.


Azealia Banks
Música: 212 (com Lazy Jay)
A rapper americana foi eleita pelo semanário britânico NME como a personalidade mais “cool” de 2011 e atualmente trabalha no seu álbum de estreia com o produtor Paul Epworth, o mesmo que impulsionou as carreiras de Adele e Florence and The Machine.


Cher Lloyd
Música: Swagger Jagger
A cantora e rapper britânica se destacou na edição de 2010 do reality show “The X Factor” e em 2011 alcançou as primeiras posições na Europa com as músicas “Swagger Jagger” e “With ur love”. Com visual extravagante e forte presença de palco, não duvide de que a moça atingirá o topo das paradas mundiais.


Grouplove
Música: Tongue tied
A banda americana tem músicas nas trilhas dos jogos Fifa 12, Madden NFL 12 e até em comerciais de TV da Apple. O álbum de estreia, “Never trust a happy song” saiu em setembro do ano passado e segue uma linha de rock dançante que agrada quem curte, por exemplo, Franz Ferdinand ou The Killers. O rock feito para as pistas ainda rende bons frutos!


Yuck
Música: Get away
O álbum de estreia da banda frequentou quase todas as listas de melhores de 2011 e resgata o indie rock dos anos noventa disseminado por bandas como o Teenage Fanclub, Sonic Youth e Pavement. Será o fim do revival dos anos oitenta? Não sabemos, mas o som do Yuck indica o caminho trilhado por muitas bandas novas.


Gaby Amarantos
Música: Xirley
Conhecida como a “Beyoncé do Pará” por causa de uma versão em português para o hit “Single ladies (put a ring on it)”, Gaby é um dos expoentes do tecnobrega. Neste ano ela lança seu álbum de estreia com produção de Carlos Eduardo Miranda. “Gaby tem potencial para entrar na briga com qualquer Ivete Sangalo ou Claudia Leitte”, afirmou o produtor à Folha de São Paulo.


Silva
Música: 12 de Maio
Silva é o projeto do multi-instrumentista Lúcio Silva de Souza feito para quem procura música brasileira fora do lugar comum. O EP “Silva”, lançado no ano passado, mistura carnaval, música eletrônica, dubstep e dá o gostinho de que algo grandioso está por vir.


Bárbara Eugênia
Música: Por aí
O jornalista Xico Sá escreve no site de Bárbara que ela “não é uma cantora/compositora ‘fofa’ nem faz um disco idem”. O disco, no caso, foi lançado em 2010, se chama “Journal de BAD” e apresenta uma tormenta de sentimentos com o respaldo de gente como Edgard Scandurra, Fernando Catatau, Otto e Junio Barreto. Bárbara não é exatamente uma novata, mas ainda promete fazer muito barulho e ocupar de vez a linha de frente das melhores cantoras brasileiras.

*Texto publicado originalmente no portal GloboRadio e no blog da rádio Multishow FM.
Categories:

0 comentários: